quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Exercícios de informática I

01) Sabendo-se que em um texto Word, uma palavra está formatada em negrito, para que essa formatação seja desfeita, é suficiente: selecionar essa palavra, pressionar e manter pressionada a tecla "Shift"; teclar "b"; liberar a tecla "Shift".

A) Certo

B) Errado


02) Os processadores de texto mais utilizados no mercado são capazes de gerar arquivos com extensão RFT. Com relação a um texto que foi salvo neste formato, é correto afirmar que:

A) Em seu conteúdo não é possível incluir uma tabela.

B) Em seu conteúdo podem existir caracteres formatados com Negrito e Itálico.

C) Em seu conteúdo não pode existir uma palavra formatada com uma fonte diferente da utilizada pelo restante do texto.

D) Seu conteúdo não pode ser visualizado em computadores que utilizam este formato como padrão para seus editores de texto.

E) Para converte-lo para o formato DOC deve-se primeiro converte-lo para o formato TXT.


03) A extensão "padrão" para documentos do Microsoft Word 2007, e a extensão de arquivos de "modelo" deste mesmo programa, são respectivamente:


A) .doc e .dll
B) .txt e .dot
C) .rtf e .txt
D) .doc e .dot
E) .docx e dotx


04)São extensões de arquivos possíveis de serem abertos no Microsoft Word 2007, exceto:

A) .txt
B) .jpg
C) .html
D) .dot
E) .rft


05) São teclas de atalho correspondentes aos recursos: copiar, recortar, colar e desfazer, exceto:

A) [Ctrl]+[c]
B) [Ctrl]+[z]
C) [Ctrl]+[d]
D) [Ctrl]+[x]
E) [Ctrl]+[v]


06) São teclas de atalho correspondentes aos recursos: selecionar tudo, salvar, salvar como e ortografia e gramática, exceto:

A) [Ctrl]+[t]
B) [Ctrl]+[b]
C) [Ctrl]+[a]
D) [F12]
E) [F7]


07) São teclas de atalho correspondentes aos recursos: novo, abrir, imprimir e quebra de página, exceto:

A) [Ctrl]+[o]
B) [Ctrl]+[a]
C) [Ctrl]+[p]
D) [Ctrl]+[Enter]
E) [Ctrl]+[q]


08) Para alterar os espaçamentos entre as linhas dos parágrafos selecionados (simples, 1,5 e duplo), podemos utilizar as seguintes teclas de atalho:

A) [Ctrl]+[1], [Ctrl]+[2] e [Ctrl]+[3]
B) [Ctrl]+[1], [Ctrl]+[5] e [Ctrl]+[2]
C) [Ctrl]+[1], [Ctrl]+[2] e [Ctrl]+[4]
D) [Alt]+[1], [Alt]+[2] e [Alt]+[3]
E) [Alt]+[1], [Alt]+[5] e [Alt]+[2]


09) Para "quebrar uma linha" de um parágrafo, obrigando o texto que estiver depois desta quebra a começar na linha de baixo, sem, no entanto, criar um novo parágrafo, utilizamos a combinação de teclas:

A) [Alt]+[f]
B) [Ctrl]+[Enter]
C) [Ctrl]+[Shift]+[+]
D) [Shift]+[Enter]
E) [Ctrl]+[Tab]


10) Para selecionar um parágrafo do texto, podemos utilizar o seguinte procedimento:

A) Clicar à esquerda da primeira linha do parágrafo, pressionar e manter pressionada a tecla [Shift], utilizar a "seta de navegação" para a direita, até selecionar a última palavra do parágrafo.

B) Clicar à esquerda da primeira linha do parágrafo, pressionar e manter pressionada a tecla [Ctrl], utilizar a "seta de navegação" para baixo, até selecionar a última linha do parágrafo.

C) Selecionar a primeira palavra da primeira linha do parágrafo, pressionar e manter pressionada a tecla [Alt], utilizar a "seta de navegação" para a direita, até selecionar a última palavra do parágrafo.

D) Clicar 1X à direita da primeira linha do primeiro parágrafo, pressionar e manter pressionada a tecla [shift], clicar após a última palavra do parágrafo.

E) Clicar 4X sobre qualquer palavra do parágrafo.


11) Ao definir um cabeçalho ou rodapé para um documento do Word, o usuário poderá, exceto:

A) Definir um cabeçalho/rodapé diferente apenas para a "primeira página".

B) Definir um cabeçalho/rodapé diferente para páginas "pares e ímpares".

C) Inserir "data e hora", que serão atualizadas de acordo com a data e hora da impressão.

D) Inserir "autotexto" ou acessar a "configuração da página" do documento.

E) Inserir "notas" de rodapé no documento.


12) É possível dividir um texto em 2 ou mais colunas. Também é possível definir a largura de cada coluna individualmente. O usuário também poderá inserir uma linha entre cada coluna. Tudo isto, através da guia:

A) Exibir - Colunas

B) Inserir - Colunas

C) Layout da Página

D) Ferramentas - Colunas

E) Tabela - Colunas


13) Em uma planilha de Excel 2003, as células apresentam os seguintes valores: A1 = 10, A2 = 12, B1 = 8 e B2 = 14. A esse respeito, pode-se afirmar que a (o) :

A) Média das células da primeira linha é maior que a média das células da primeira coluna.

B) Média das células da primeira linha é igual à média das células da segunda linha.

C) Média das células da primeira linha é menor que a média das células da segunda coluna.

D) Produto das células da segunda linha é igual ao produto das células da segunda coluna.

E) Produto das células da segunda linha é menor que o produto das células da primeira coluna.



14) Se a célula C3 da planilha da questão anterior contiver a fórmula =soma(B2..A1), então o valor da célula C3 será:

A) 44
B) 1,4
C) 32
D) 24
E) soma(B2..A1)


15) Os aplicativos de planilhas eletrônicas mais utilizados no mercado disponibilizam ferramentas capazes de calcular a média ou o somatório dos elementos de uma determinada coluna. Com relação a estas ferramentas, é correto afirmar que:

A) Elas só permitem a manipulação de números inteiros.

B) O somatório de números negativos terá como resultado um número positivo.

C) Elas não são capazes de formular dados no formato moeda.

D) O somatório de valores configurados com formato de porcentagem terá como resultado padrão um valor configurado com formato de porcentagem.

E) O somatório de valores configurados com formato de data terá como resultado padrão um valor configurado com formato de data.


16) No excel 2003, com uma planilha inicialmente sem dados, preenche-se os intervalos da célula E1 até E10. Em seguida, preenche-se a célula F1 com Janeiro e a célula G1 com Fevereiro. Finalmente, seleciona-se a célula F1. Ao dar um clique duplo no pequeno quadrado que se encontra no canto inferior direito da seleção, o resultado da célula F10 será:

A) Janeiro
B) Fevereiro
C) Outubro
D) Julho
E) nulo


17) No Microsoft Excel, é possível usar os comandos copiar e colar. Quando isso é feito, o que realmente é copiado da célula original?

A) O valor da célula.
B) O conteúdo da célula.
C) o formato da célula.
D) largura da célula.
E) A altura da célula.


18) Assinale a alternativa que apresenta a extensão padrão do Writer, editor de texto contido no BrOffice:

A) .doc
B) .rft
C) .txt
D) .wri
E) .odt


19) Qual o menu do Writer que permite inserir cabeçalho e rodapé?

A) Inserir
B) Exibir
C) Formato
D) Ferramentas
E) Editar


20) Na configuração padrão do Word e do Writer, para se colocar negrito e sublinhado as teclas de atalho respectivamente são:

A) Ctrl+n e Ctrl+s; Ctrl+b e Ctrl+u

B) Ctrl+b e Ctrl+s; Ctrl+n e Ctrl+s

C) Ctrl+b e Ctrl+u; Ctrl+b e Ctrl+s

D) Ctrl+n e Ctrl+s; Ctrl+n e Ctrl+s

E) Ctrl+n e Ctrl+u; Ctrl+b e Ctrl+u


21) No OpenOficce Calc, o resultado de inserção de uma formula na célula ativa (por exemplo) será exibido:

A) Na caixa de texto anotação como comentário a expressão na célula ativa.

B) Na célula ativa e a expressão será exibida na caixa de texto anotação como comentário.

C) Alternadamente como a exibição da expressão.

D) Na célula ativa e a expressão será exibida na linha de entrada da barra de formula.

E) Na linha de entrada da barra de formula a expressão será exibida na célula ativa.


22) No Excel e no Calc, ao se digitar a formula =soma(A5:A8) e uma célula, o resultado será:

A) Apenas a soma das células A5 e A8

B) A soma de todos os valores das células do intervalo de A5 até A8

c) A soma de todos os valores das células do intervalo de A6 até A7

D) Que a célula A5 receberá o valor da célula A8

E) Que a célula A8 receberá o valor da célula A5


23) Qual a extensão do arquivo padrão do Br Calc?

A) .XLS
B) .pdf
C) .odt
D) .ods
E) .rft


24) Utilizando o BrOficce Calc, analise as fórmulas digitadas abaixo e marque a incorreta:

A) =soma(A1:B2)

B) =mult(A1;B1)

C) =máximo(A1:A4)

D) =média(A1..D1)

E) =mínimo(A1:A4)


25) Ao se configurar um aplicativo de correio eletrônico para enviar e receber e-mails corretamente, deve-se especificar os servidores:

A) FTP e UDP;

B) TCP e IP;

C) DNS e TCP/IP;

D) Telnet e DNS;

E) SMTP e POP3.

Gabarito

01-B; 02-B; 03-E; 04-B; 05-C; 06-C; 07-E; 08-B; 09-D; 10-A; 11-E; 12-C; 13-C; 14-A; 15-D; 16-C; 17-B; 18-E; 19-A; 20-A; 21-D; 22-B; 23-D; 24-D; 25-E

Um comentário: