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Exercícios de informática V

01) Todo o conteúdo de um documento no Word 97 pode ser selecionado através da tecla de atalho

(A) F5.
(B) CTRL + SHIFT + B.
(C) CTRL + T.
(D) CTRL + U.
(E) CTRL + ALT + A.


02) Para diminuir o tamanho da fonte corrente no Word, pode-se usar a combinação das teclas CTRL, SHIFT e

(A) [ < ] (B) [ F1 ] (C) [ D ] (D) [ Caps Lock ] (E) [ > ]


03) NÃO é um dos botões disponíveis na janela Cabeçalho do Word:

(A) Inserir número de página
(B) Inserir quebra de página
(C) Fechar
(D) Mostrar anterior
(E) Mostrar próximo


04) O comando “desfazer”, utilizado pelos editores de texto, normalmente executa a operação de

(A) apagar caracteres, por meio das teclas delete ou backspace.
(B) apagar caracteres, somente por meio da tecla delete.
(C) apagar caracteres, somente por meio da tecla backspace.
(D) substituir a última ação realizada.
(E) voltar às ações realizadas.


05) Durante a elaboração de uma carta no editor de texto, para apagar a última letra que acabou de ser digitada, utiliza-se a tecla

(A) Caps Lock.
(B) Num Lock.
(C) Delete.
(D) TAB.
(E) Backspace.


06) O estilo de parágrafo padrão normalmente usado quando se inicia um novo documento Word baseia-se no

(A) estilo Padrão.doc.
(B) estilo Padrão.dot.
(C) modelo Normal.doc.
(D) modelo Normal.dot.
(E) item Normal do menu Exibir.


07) A quantidade de palavras e de caracteres contida em documento Word pode ser visualizada em

(A) Propriedades no Menu Arquivo, somente.
(B) Contar palavras no Menu Ferramentas, somente.
(C) Comentários no Menu Exibir, somente.
(D) Contar palavras e Comentários, respectivamente, nos Menus Ferramentas e Exibir.
(E) Propriedades e Contar palavras, respectivamente, nos Menus Arquivo e Ferramentas.


08) Para selecionar texto em um documento Word:

I. Clique duas vezes em qualquer lugar de uma palavra para selecioná-la.
II. Clique em qualquer lugar dentro de uma frase, pressionando simultaneamente CTRL, para selecioná-la.
III. Clique duas vezes em qualquer lugar de um parágrafo para selecioná-lo.

Está correto o que se afirma APENAS em

(A) I e II.
(B) I e III.
(C) I.
(D) II.
(E) II e III.


09) A utilização de páginas na orientação retrato e paisagem no mesmo documento Word é possível com

(A) layout diferente na primeira página.
(B) layout diferente entre as páginas pares e ímpares.
(C) quebra de página inserida.
(D) quebra de sessão inserida.
(E) quebra de coluna inserida.


10) Dentro da célula de uma tabela no Word, o deslocamento para a direita a partir do início da primeira linha do texto pode ser realizado com

(A) a tecla TAB, somente.
(B) as teclas CTRL+TAB.
(C) as teclas SHIFT+TAB.
(D) as teclas ALT+TAB.
(E) outros recursos, excetuando-se a tecla TAB.


11) Estando o cursor posicionado na última célula de uma tabela, dentro de um documento Word, e pressionando-se a tecla Tab, ocorrerá

(A) o posicionamento do cursor na primeira célula da tabela.
(B) a criação de uma nova coluna em branco à direita da tabela.
(C) a criação de uma nova linha em branco no final da tabela.
(D) o posicionamento do cursor na primeira linha após a tabela.
(E) a manutenção do cursor na mesma célula em que já se encontra.


12) O Excel, em sua forma padrão,

I. cria uma nova pasta de trabalho com três planilhas.
II. cria uma nova planilha com três pastas de trabalho.
III. permite remover planilhas da pasta de trabalho.
IV. permite remover pastas de trabalho da planilha.
V. permite incluir novas planilhas na pasta de trabalho.
VI. permite incluir novas pastas de trabalho na planilha.

Está correto o que se afirma APENAS em

(A) I e V.
(B) II e IV.
(C) II e VI.
(D) I, III e V.
(E) II, IV e VI.


13) (Em uma planilha Excel é INCORRETO afirmar que

(A) um intervalo pode ser uma linha.
(B) um intervalo pode ser uma coluna.
(C) um intervalo pode ser várias linhas e colunas adjacentes.
(D) vários intervalos podem ser selecionados ao mesmo tempo.
(E) as células dentro de um intervalo nem sempre são contíguas.


14) O Microsoft Excel apresenta uma série de funções predefinidas, onde genericamente uma função consiste em uma série de operações matemáticas que agem sobre valores fornecidos pelo usuário. Para utilizar uma função, num determinado conjunto de células, devemos realizar os seguintes comandos da Barra de Menu:

(A) Inserir - Fórmula - Escolher a função desejada - Especificar os arquivos que farão parte do cálculo.
(B) Inserir - Célula - Escolher a função desejada - Especificar as células que farão parte do cálculo.
(C) Inserir - Função – Escolher o arquivo - Especificar as células que farão parte do cálculo.
(D) Inserir - Função – Escolher as células desejadas - Especificar os arquivos que farão parte do cálculo.
(E) Inserir - Função – Escolher a função desejada - Especificar as células que farão parte do cálculo.


15) No Microsoft Excel para inserir uma planilha a mais em um arquivo existente, e depois modificar o nome desta planilha, deve-se utilizar os seguintes comandos da Barra de Menu:

(A) Inserir - Planilha, em seguida, Formatar – Planilha- Autoformatação – Colocar o nome desejado.
(B) Inserir – Planilha, em seguida, Formatar – Planilha- Renomear – Colocar o nome desejado.
(C) Inserir - Arquivo, em seguida, Formatar – Planilha- Autoformatação – Colocar o nome desejado.
(D) Inserir - Arquivo, em seguida, Formatar – Planilha- Renomear – Colocar o nome desejado.
(E) Inserir - Planilha, em seguida, Formatar – Células- Renomear – Colocar o nome desejado.


16) No MS Excel 2000, uma célula selecionada normalmente será preenchida, ao clicar no botão AutoSoma, com uma fórmula no formato

(A) =SOMA(célula_m ; célula_n)
(B) =SOMA(célula_m : célula_n)
(C) =célula_m + célula_n
(D) =AUTOSOMA(célula_m ; célula_n)
(E) =AUTOSOMA(célula_m : célula_n)


17) Considere as células do MS Excel 2000, com os respectivos conteúdos: D6=5,00; D7=6,00; D8=10,00; D9=2,00 e D10=D6+D7*D8/D9. A célula D10, no formato Moeda com símbolo R$, observando-se o alinhamento, apresentará o resultado

(A) R$ 32,50
(B) R$ 35,00
(C) R$ 55,00
(D) R$35,00
(E) R$55,00


18) A referência 15:20 utilizada em planilha MS Excel 2000, identifica todas as células

(A) entre as colunas 15 até 20, inclusive.
(B) entre as linhas 15 até 20, inclusive.
(C) das colunas 15 e 20.
(D) das linhas 15 e 20.
(E) da linha 15 e da coluna 20.


19) Considerando que uma planilha MS Excel 2000 contém 65.536 linhas e 256 colunas, a quantidade de células existente é

(A) 256.
(B) 65.536.
(C) 65.792.
(D) 8.388.608.
(E) 16.777.216.


20) No MS-Excel, a utilização de macros refere-se à aplicação do recurso que

(A) executa funções desenvolvidas no banco de dados Access.
(B) executa automaticamente uma sequência de comandos.
(C) inclui formatação de textos a partir do MS-WORD.
(D) inclui outros documentos dentro da planilha escolhida.
(E) inclui formatação de gráficos a partir da planilha escolhida.


21) Na planilha eletrônica Excel, uma “Planilha1” da “Pasta2” tem um conteúdo na célula C3 que, se referenciado na “Planilha2” da “Pasta1”, será usada a referência

(A) =[C3}Planilha1!Pasta2
(B) =[Planilha1]Pasta2!C3
(C) =[Planilha2]Pasta1!C3
(D) =[Pasta1]Planilha2!C3
(E) =[Pasta2]Planilha1!C3


22) A fórmula =$A$11+A12, contida na célula A10, quando movida para a célula B10 será regravada pelo Excel como

(A) =$B$12+B12
(B) =$A$11+B12
(C) =$B$12+A12
(D) =$A$11+A12
(E) =$A$10+A11


23) Os dados que serão utilizados em fórmulas de outras planilhas de uma mesma pasta de trabalho Excel, mas, que não devem estar visíveis às pessoas, necessitam estar inseridos numa planilha

(A) renomeada.
(B) reordenada.
(C) nova.
(D) oculta.
(E) excluída.


24) As células B1 e C1 de uma planilha Excel contendo, respectivamente “Jan” e “Abr”, quando arrastadas pela alça de preenchimento para as células D1, E1 e F1, estas últimas ficarão, respectivamente, com os conteúdos

(A) Jan, Abr e Jan.
(B) Jan, Abr e Jul.
(C) Fev, Mai e Ago.
(D) Mar, Jun e Set.
(E) Jul, Out e Jan.


25) Uma célula de planilha Excel pode ocupar várias colunas e/ou linhas utilizando-se o tipo de formatação

(A) Formatar planilha.
(B) Formatar linha.
(C) Formatar coluna.
(D) Mesclar células.
(E) Ocultar linhas de grade da célula.

Gabarito

01-C; 02-A; 03-B; 04-E; 05-E; 06-D; 07-E; 08-A; 09-D; 10-A; 11-C; 12-D; 13-E; 14-E; 15-B; 16-B; 17-B; 18-B; 19-E; 20-B; 21-E; 22-D; 23-D; 24-E; 25-D

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