header ads

Exercícios de informática VII

01) Analise as afirmativas seguintes que tratam da instalação e configuração de redes locais de computadores.

1. Utilizamos Hubs para interligar computadores em uma mesma rede local. Apesar de simples, toda a rede sairá do ar caso o cabo de um dos computadores apresente defeito.
2. O switch é um equipamento similar aos Hubs, porém com taxa de colisão de pacotes maior, sendo dessa forma um pouco menos eficiente na comunicação.
3. Roteadores têm a capacidade de escolher a melhor rota que um determinado pacote de dados deve seguir para chegar a seu destino. Roteadores são capazes de interligar várias redes de computadores.

Assinale a alternativa correta:

A) Apenas as afirmativas 1 e 2 estão corretas.
B) Apenas as afirmativas 1 e 3 estão corretas.
C) Apenas as afirmativas 2 e 3 estão corretas.
D) Apenas a afirmativa 1 está correta.
E) Apenas a afirmativa 3 está correta.


02) Com relação à configuração de firewalls pessoais e correio eletrônico, analise as seguintes afirmativas:

1. Existe um firewall embutido na instalação padrão do Windows XP. Nele é possível definir exceções em termos de programas e serviços que não deverão ser bloqueados.
2. Os firewalls pessoais podem incorporar softwares de
detecção de invasões, o que proporciona um nível maior de segurança.
3. Para se configurar uma conta de e-mail, normalmente configura-se um servidor de leitura de e-mails via protocolo SMTP e um servidor de envio de e-mail via protocolo IMAP ou POP3.

Assinale a alternativa correta:

A) Apenas as afirmativas 1 e 2 estão corretas.
B) Apenas as afirmativas 1 e 3 estão corretas.
C) Apenas as afirmativas 2 e 3 estão corretas.
D) Apenas a afirmativa 1 está correta.
E) Apenas a afirmativa 3 está correta.


03) Acerca da instalação e uso dos aplicativos Microsoft Word e Microsoft Excel, analise as seguintes afirmativas:

1. Os programas Microsoft Word e Microsoft Excel fazem parte do pacote de softwares Microsoft Office.
2. O menu Inserir do aplicativo Microsoft Word fornece opções que nos permite copiar, recortar e colar partes do documento sendo editado.
3. No Microsoft Word, podemos executar as ações de configurar página, visualizar impressão e imprimir documentos abertos a partir do menu Arquivo.

Assinale a alternativa correta:

A) Apenas as afirmativas 1 e 2 estão corretas.
B) Apenas as afirmativas 1 e 3 estão corretas.
C) Apenas as afirmativas 2 e 3 estão corretas.
D) Apenas a afirmativa 1 está correta.
E) Apenas a afirmativa 3 está correta.


04) Acerca dos métodos de acesso à memória, assinale a opção incorreta.

a) No acesso sequencial, os dados são organizados na memória em unidades chamadas registros. O acesso é feito segundo uma sequência linear específica. Além dos dados, são armazenadas informações de endereçamento, utilizadas para separar um registro do registro seguinte.
b) No acesso aleatório, o tempo de acesso a determinada posição é constante e independente da sequência de acessos anteriores.
c) No acesso associativo, uma palavra é buscada na memória com base em uma parte do seu conteúdo, e não de acordo com seu endereço.
d) No acesso hierárquico, a busca é feita por regiões, denominadas clusters, para depois se fazer a busca aleatória.


05) Considere as seguintes afirmativas a respeito do Microsoft Outlook:

I- É possível criar uma regra para mover automaticamente mensagens não desejadas para a pasta Itens excluídos.
II- É possível configurar o Microsoft Outlook para ler emails em mais de um provedor. No entanto, as mensagens recebidas ficam obrigatoriamente misturadas na pasta Caixa de Entrada, o que pode dificultar um pouco sua administração.
III- É possível, ao enviar uma nova mensagem, solicitar a confirmação de leitura.
IV- As mensagens recebidas são sempre removidas do servidor de emails quando baixadas para a máquina do usuário.

As afirmativas corretas são somente:

a) I e II;
b) I e III;
c) I e IV;
d) II e IV;


06) Analise as seguintes afirmações relativas à Internet:

I- A conexão discada é a forma de acesso à Internet predominante entre os usuários domésticos.
II- Os programas necessários aos browsers para rodar áudio, vídeo e animações são denominados plug-ins.
III- 0 componente do Windows necessano para a configuração de uma conexão é o Acesso a rede dial-up.
IV- A Internet foi criada por um consórcio de grandes empresas multinacionais.

São verdadeiras as afirmações:

a) I, II e III
b) I, II e IV
c) I, III e IV
d) II, III e IV


07) No Microsoft Outlook, o arquivo personalizado que é automaticamente inserido no final de cada mensagem enviada por um usuário é chamado de:

a) Assinatura
b) Personalização
c) Anexo
d) Encaminhamento


08) Considerando os componentes de sistemas de informação do ponto de vista da tecnologia computacional, assinale a opção correta.

a) Hardware é composto pelas máquinas e equipamentos, software pelos programas computacionais e peopleware pelos elementos organizacionais.
b) Peopleware é composto pelas máquinas e equipamentos, hardware, pelos programas computacionais e software, pelos elementos organizacionais.
c) Software é composto pelas máquinas e equipamentos, hardware, pelos programas computacionais e peopleware, pelos elementos organizacionais.
d) Peopleware é composto pelos programas computacionais, hardware, pelas máquinas e equipamentos e software, pelos elementos organizacionais.


09) Considere as afirmativas sobre o Microsoft Word:

I. Ao salvar um documento, ele recebe a extensão .doc, mas também pode ser salvo com outras ex-tensões, tais como .txt, .rtf, .htm e outras.
II. O Word permite que se copie textos de outros documentos que também estejam abertos, através das opções Recortar e Colar.
III. Com o documento aberto, a qualquer momento é possível visualizar como o documento será impresso. Basta um clique no menu Arquivo e depois no item Visualizar impressão.

É correto o que consta APENAS em:

a) I.
b) II.
c) III.
d) I e III.


10) A função do utilitário de desfragmentação de disco é:

a) colocar todos os setores pertencentes ao mesmo arquivo de maneira contígua no disco rígido.
b) acelerar a cópia de aplicativos quando conectado à Internet.
c) realizar cópia de segurança dos dados de usuário.
d) verificar os erros existentes no disco rígido.


11) O número decimal 2174 representado na base hexadecimal corresponde ao valor:

a) 88A
b) 87E
c) 87D
d) 82F


12) Em relação à linguagem Java, das opções seguintes, aquela que apresenta um identificador válido dessa linguagem:

a) This;
b) $case;
c) Long;
d) Private;


13) Assinale a alternativa que apresenta o conceito de Modelo de Referência ISO OSI.

a) É a sigla para International Standards Organization Open Systems Interconnection e é responsável pela padronização da interconexão de sistemas abertos à comunicação com outros sistemas.
b) É a sigla para International Standards Organization Open Systems Interconnection e é responsável pela padronização dos websites disponíveis na Internet.
c) É a sigla para International Standards Organization Operating Systems Internet e é responsável pela padronização dos websites disponíveis na Internet.
d) É a sigla para International Standards Organization Operating Systems Internet e é responsável pela padronização da interconexão de sistemas abertos à comunicação com outros sistemas.


14) Quanto aos componentes que constituem a arquitetura de um computador, é correto afirmar:

a) De maneira geral, os barramentos são responsáveis pela interligação e comunicação dos dispositivos em um computador. Como exemplo de barramentos, podemos citar o USB (Universal Serial Bus).
b) Em um computador, todas as atividades necessitam de um certo grau de sincronização para coordenar o envio e recebimento de sinais entre os seus componentes. Esse sincronismo é realizado por um dispositivo denominado “Bus”.
c) Um tipo de memória denominado ROM consiste em uma pequena quantidade de memória cache, residente no processador, com o objetivo de armazenar dados que ficam disponíveis ao processador de forma mais rápida, permitindo maior eficiência ao processamento.
d) Os buffers são dispositivos que se integram às placas mãe para fornecer suporte físico e lógico à conexão entre os periféricos, permitindo que o computador possa se expandir em capacidade de armazenamento e processamento.


15) São dados do Excel do tipo alfanuméricos ou alfabéticos.

a) Numérico
b) Funções
c) Label
d) Região


Nas questões que se seguem, assinale:

C – se a proposição estiver correta
E – se a mesma estiver incorreta

16) OpenOffice.org é uma suíte de aplicativos para escritório livres multiplataforma, sendo distribuída para Microsoft Windows, Unix, Solaris, Linux e Mac OS X. A suíte usa o formato ODF (OpenDocument) — formato homologado como ISO/IEC 26300 e NBR ISO/IEC 26300 — e é também compatível com os formatos do Microsoft Office além de outros formatos legados.

17) O OpenOffice.org é baseado em uma antiga versão do StarOffice, o StarOffice 5.1, adquirido pela Sun Microsystems em Agosto de 1999. O código fonte da suíte foi liberado dando início a um projeto de desenvolvimento de um software de código aberto em 13 de outubro de 2000, o OpenOffice.org. O principal objetivo era fornecer uma alternativa de baixo custo, de alta qualidade e de código aberto.

18) O OpenOffice.org é compatível com os formatos de arquivo do Microsoft Office. Por ser um software gratuito e de código aberto, será instalado por padrão no projeto PC Conectado, no qual microcomputadores a preços populares serão vendidos para pessoas de baixa renda no Brasil, com subsídios oferecidos pelo Governo. Está sendo usado por órgãos do governo brasileiro e e em empresas de economia mista, como o Banco do Brasil. Também em Portugal o computador Portátil Magalhães é distribuído a todos os alunos das escolas do primeiro ciclo com o OpenOffice.org.

19) O OpenOffice.org Writer é um processador de texto com capacidade e visual similares ao Microsoft Word e WordPerfect. Este editor é capaz de escrever documentos no formato Portable Document Format (PDF) e editar documentos HTML. Por padrão, sua extensão é a .odt que geralmente fica em um tamanho menor em relação aos .doc. Mas até mesmo os documentos salvos em .doc ficam com um tamanho menor, se comparados aos salvos no Microsoft Word.

20) O OpenOffice.org Impress é um programa de apresentação de slides ou transparências similar em capacidades ao Microsoft PowerPoint. Além das capacidades comuns de preparo de apresentações, ele é capaz de exportá-las no formato Adobe Flash (SWF) isto a partir da versão 2.0, permitindo que ela seja visualizada em qualquer computador com o Flash Player instalado. O Impress, porém, sofre da falta de modelos de apresentações prontos sendo necessário o uso de modelos criados por terceiros.

21) O OpenOffice.org Math é um editor de fórmulas matemáticas equivalente ao Microsoft Equation Editor, o BrOffice Math serve para a criação de fórmulas matemáticas de maneira nada complicada, com um menu através do qual é possível escolher qual o tipo de equação será realizada, para então digitar o valor desejado para aquele fator. Ideal para quem trabalha com elaboração de provas, pois é um programa completo para este tipo de atividade.

22) Diferentemente do Microsoft Office, o OpenOffice.org possui uma ferramenta para criar e editar desenhos, fluxogramas, cartazes, logotipos e tudo mais, seguindo o mesmo conceito do CorelDraw, só que gratuito e também com grande qualidade, suportando a inclusão de imagens, gráficos, desenho de vetores e formas geométricas, textos, filmes, sons e muito mais.

23) O OpenOffice.org Calc é uma folha de cálculo (planilha eletrônica no Brasil) similar ao Microsoft Excel, Numbers e Quattro Pro. O Calc possui uma série de funções que não estão presentes no Excel, incluindo um sistema de definição de series para gráficos baseada na disposição dos dados na planilha. O Calc é capaz de escrever a folha de cálculo como um arquivo PDF.

24) O OpenOffice.org Base é um sistema gestor de base de dados. Poderosos bancos de dados para servidores são uma tradição no Linux, mas a falta de bancos de dados para uso em escritórios ou residências levou ao desenvolvimento do Base, além é claro, de competir diretamente com o Microsoft Access no Windows. Este programa está disponível na versão 2.0 do OpenOffice.org.

25) Linux é o termo geralmente usado para designar qualquer sistema operativo (português europeu) ou sistema operacional (português brasileiro) que utilize o núcleo Linux. Foi desenvolvido pelo Finlandês Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix. O seu código fonte está disponível sob licença GPL para qualquer pessoa que utilizar, estudar, modificar e distribuir de acordo com os termos da licença. Inicialmente desenvolvido e utilizado por grupos de entusiastas em computadores pessoais, o sistema Linux passou a ter a colaboração de grandes empresas, como a IBM, a Sun Microsystems, a Hewlett-Packard, Red Hat, Novell e a Canonical. Com isso aumentou bastante também o número de colaborações dos usuários, o que ajudou muito o projeto, principalmente em sua tradução.


Gabarito

01-E; 02-A; 03-B; 04-D; 05-B; 06-A; 07-A; 08-A; 09-D; 10-A; 11-B; 12-B; 13-A; 14-A; 15-C; 16-C; 17-C; 18-C; 19-C; 20-C; 21-C; 22-C; 23-C; 24-C; 25-C

Postar um comentário

1 Comentários

header ads