header ads

Exercícios de Português IV

Atenção: As questões de números 01 a 06 referem-se ao texto abaixo.

Fim de feira

Quando os feirantes já se dispõem a desarmar as barracas, começam a chegar os que querem pagar pouco pelo que restou nas bancadas, ou mesmo nada, pelo que ameaça estragar. Chegam com suas sacolas cheias de esperança. Alguns não perdem tempo e passam a recolher o que está pelo chão: um mamãozinho amolecido, umas folhas de couve amarelas, a metade de um abacaxi, que serviu de chamariz para os fregueses compradores. Há uns que se aventuram até mesmo nas cercanias da barraca de pescados, onde pode haver alguma suspeita sardinha oculta entre jornais, ou uma ponta de cação obviamente desprezada.

Há feirantes que facilitam o trabalho dessas pessoas: oferecem-lhes o que, de qualquer modo, eles iriam jogar fora.
Mas outros parecem ciumentos do teimoso aproveitamento dos refugos, e chegam a recolhê-los para não os verem coletados. Agem para salvaguardar não o lucro possível, mas o princípio mesmo do comércio. Parecem temer que a fome seja debelada sem que alguém pague por isso. E não admitem ser acusados de egoístas: somos comerciantes, não assistentes sociais, alegam.

Finda a feira, esvaziada a rua, chega o caminhão da limpeza e os funcionários da prefeitura varrem e lavam tudo, entre risos e gritos. O trânsito é liberado, os carros atravancam a rua e, não fosse o persistente cheiro de peixe, a ninguém ocorreria que ali houve uma feira, frequentada por tão diversas espécies de seres humanos. (Joel Rubinato, inédito)


01) Nas frases parecem ciumentos do teimoso aproveitamento dos refugos e não admitem ser acusados de egoístas, o narrador do texto

(A) mostra-se imparcial diante de atitudes opostas dos feirantes.
(B) revela uma perspectiva crítica diante da atitude de certos feirantes.
(C) demonstra não reconhecer qualquer proveito nesse tipo de coleta.
(D) assume-se como um cronista a quem não cabe emitir julgamentos.
(E) insinua sua indignação contra o lucro excessivo dos feirantes.


02) Considerando-se o contexto, traduz-se corretamente o sentido de um segmento do texto em:

(A) serviu de chamariz = respondeu ao chamado.
(B) alguma suspeita sardinha = possivelmente uma sardinha.
(C) teimoso aproveitamento = persistente utilização.
(D) o princípio mesmo do comércio = preâmbulo da operação comercial.
(E) Agem para salvaguardar = relutam em admitir.


03) Atente para as afirmações abaixo.

I. Os riscos do consumo de uma sardinha suspeita ou da ponta de um cação que foi desprezada justificam o emprego de se aventuram, no primeiro parágrafo.
II. O emprego de alegam, no segundo parágrafo, deixa entrever que o autor não compactua com a justificativa dos feirantes.
III. No último parágrafo, o autor faz ver que o fim da feira traz a superação de tudo o que determina a existência de diversas espécies de seres humanos.

Em relação ao texto, é correto o que se afirma APENAS em

(A) I.
(B) II.
(C) III.
(D) I e II.
(E) II e III.



04) Está INCORRETA a seguinte afirmação sobre um recurso de construção do texto: no contexto do

(A) primeiro parágrafo, a forma ou mesmo nada faz subentender a expressão verbal querem pagar.
(B) primeiro parágrafo, a expressão fregueses compradores faz subentender a existência de “fregueses” que não compram nada.
(C) segundo parágrafo, a expressão de qualquer modo está empregada com o sentido de de toda maneira.
(D) segundo parágrafo, a expressão para salvaguardar está empregada com o sentido de a fim de resguardar.
(E) terceiro parágrafo, a expressão não fosse tem sentido equivalente ao de mesmo não sendo.



05) O verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se no plural para preencher de modo correto a lacuna da frase:

(A) Frutas e verduras, mesmo quando desprezadas, não ...... (deixar) de as recolher quem não pode pagar pelas boas e bonitas.
(B) ......-se (dever) aos ruidosos funcionários da limpeza pública a providência que fará esquecer que ali funcionou uma feira.
(C) Não ...... (aludir) aos feirantes mais generosos, que oferecem as sobras de seus produtos, a observação do autor sobre o egoísmo humano.
(D) A pouca gente ...... (deixar) de sensibilizar os penosos detalhes da coleta, a que o narrador deu ênfase em seu texto.
(E) Não ...... (caber) aos leitores, por força do texto, criticar o lucro razoável de alguns feirantes, mas sim, a inaceitável impiedade de outros.


06) A supressão da vírgula altera o sentido da seguinte frase:

(A) Fica-se indignado com os feirantes, que não compreendem a carência dos mais pobres.
(B) No texto, ocorre uma descrição o mais fiel possível da tradicional coleta de um fim de feira.
(C) A todo momento, dá-se o triste espetáculo de pobreza centralizado nessa narrativa.
(D) Certamente, o leitor não deixará de observar a preocupação do autor em distinguir os diferentes caracteres humanos.
(E) Em qualquer lugar onde ocorra uma feira, ocorrerá também a humilde coleta de que trata a crônica.


Instruções: Para responder às questões de números 07 a 16, considere o texto a seguir.

Jornalismo e universo jurídico

É frequente, na grande mídia, a divulgação de informações ligadas a temas jurídicos, muitas vezes essenciais para a conscientização do cidadão a respeito de seus direitos. Para esse gênero de informação alcançar adequadamente o público leitor leigo, não versado nos temas jurídicos, o papel do jornalista se torna indispensável, pois cabe a ele transformar informações originadas de meios especializados em notícia assimilável pelo leitor.
Para que consiga atingir o grande público, ao elaborar uma notícia ou reportagem ligada a temas jurídicos, o jornalista precisa buscar conhecimento complementar. Não se trata de uma tarefa fácil, visto que a compreensão do universo jurídico exige conhecimento especializado. A todo instante veem-se nos meios de comunicação informações sobre fatos complexos relacionados ao mundo da Justiça: reforma processual, controle externo do Judiciário, julgamento de crimes de improbidade administrativa, súmula vinculante, entre tantos outros.
Ao mesmo tempo que se observa na mídia um grande número de matérias atinentes às Cortes de Justiça, às reformas na legislação e aos direitos legais do cidadão, verifica-se o desconhecimento de muitos jornalistas ao lidar com tais temas.
O campo jurídico é tão complexo como alguns outros assuntos enfocados em segmentos especializados, como a economia, a informática ou a medicina, campos que também possuem linguagens próprias. Ao embrenhar-se no intrincado mundo jurídico, o jornalista arrisca-se a cometer uma série de incorreções e imprecisões linguísticas e técnicas na forma como as notícias são veiculadas. Uma das razões para esse risco é lembrada por Leão Serva:
Um procedimento essencial ao jornalismo, que necessariamente induz à incompreensão dos fatos que narra, é a redução das notícias a paradigmas que lhes são alheios, mas que permitem um certo nível imediato de compreensão pelo autor ou por aquele que ele supõe ser o seu leitor. Por conta desse procedimento, noticiários confusos aparecerão simplificados para o leitor, reduzindo, consequentemente, sua capacidade real de compreensão da totalidade do significado da notícia.
(Adaptado de Tomás Eon Barreiros e Sergio Paulo França de Almeida. http://jus2.uol.com.br.doutrina/texto.asp?id=1006)

07) Uma das razões para a dificuldade de se veicularem notícias atinentes ao campo jurídico está

(A) na improbidade de jornalistas que se dispõem a pontificar em assuntos que lhes são inteiramente alheios.
(B) na inexistência de técnicas de comunicação adequadas à abordagem de temas que exigem conhecimento especializado.
(C) no baixo interesse que os temas desse campo do conhecimento costumam despertar no público leigo.
(D) na problemática tradução da linguagem do mundo da Justiça para uma linguagem que o leigo venha a compreender.
(E) no frequente equívoco de considerar um assunto eminentemente técnico como questão de interesse público.


08) Considere as seguintes afirmações:

I. A expressão buscar conhecimento complementar sugere, no contexto do 2o parágrafo, a necessidade de atribuir aos juristas mais eminentes a tarefa de divulgar notícias do mundo jurídico.
II. No segmento que também possuem linguagens próprias (parágrafo 3o), a palavra sublinhada assinala que a imprensa dispõe, como outros campos da mídia, de uma linguagem específica.
III. Na expressão ao embrenhar-se no intrincado mundo jurídico (parágrafo 3o), os dois termos sublinhados dão ênfase ao risco de desnorteio que oferece uma matéria específica ao jornalista que pretende simplificá-la.

Em relação ao texto, está correto SOMENTE o que se afirma em

(A) I.
(B) II.
(C) III.
(D) I e II.
(E) II e III.


09) O trecho citado de Leão Serva ressalta o fato de que

(A) a profissão de jornalista leva o homem de imprensa a se familiarizar com paradigmas que norteiam outros campos de atuação.
(B) a investigação de assuntos muito específicos faz com que o jornalista descure dos paradigmas de seu próprio campo de atuação.
(C) os jornalistas são levados à incompreensão de muitos fatos quando se limitam aos paradigmas próprios do universo desses fatos.
(D) a inobservância dos paradigmas da imprensa leva muitos jornalistas a simplificarem excessivamente a complexidade da matéria de que tratam.
(E) as características do jornalismo levam muitos profissionais da imprensa a submeter uma matéria específica a paradigmas de outra área.


10) Ainda no trecho de Leão Serva, a expressão Por conta desse procedimento pode ser substituída, sem prejuízo para a correção e o sentido da passagem, por:

(A) Tendo por alvitre o mesmo procedimento.
(B) No influxo de tal procedimento.
(C) Em que pese a esse procedimento.
(D) Conquanto seja considerado o procedimento.
(E) A par deste procedimento.


11) As normas de concordância verbal estão plenamente atendidas na frase:

(A) Cabe aos jornalistas transformar informações especializadas em notícias assimiláveis pelo grande público.
(B) Restam-lhes traduzir assuntos especializados em palavras que os leigos possam compreender já à primeira leitura.
(C) Exigem-se dos jornalistas que mostrem competência e flexibilidade na passagem de uma linguagem para outra.
(D) Não são fáceis de traduzir em palavras simples um universo linguístico tão especializado como o de certas áreas técnicas.
(E) Sempre haverá de ocorrer deslizes, ao se transpor para a linguagem do dia-a-dia o vocabulário de um campo técnico.


12) Ao mesmo tempo que se observa na mídia um grande número de matérias atinentes às Cortes de Justiça, às reformas na legislação (...)

NÃO se mantém o emprego de às, no segmento acima, caso se substitua atinentes por

(A) alusivas.
(B) concernentes.
(C) referentes.
(D) relativas.
(E) pautadas.


13) Traduz-se de modo claro, coerente e correto uma ideia do texto em:

(A) A complexidade do universo jurídico é de tal ordem, tendo em vista a alta especialização de seu vocabulário, razão pela qual um jornalista vê-se em apuros ao traduzir-lhe.
(B) Não apenas o campo jurídico: também outras áreas, como a economia ou a medicina, onde se dispõem de termos específicos, suscitam sérios desafios à linguagem jornalística.
(C) Há matérias especializadas que exigem dos jornalistas uma formação complementar, para que possam traduzir com fidelidade os paradigmas dessas áreas.
(D) Sem mais nem porque, alguns jornalistas passam a considerar-se aptos na abordagem de assuntos especializados, daí advindo de que muitas de suas matérias desvirtuam a especificidade original.
(E) Em sua citação, Leão Serva propõe que a incompreensibilidade de muitas matérias jurídicas na imprensa deve-se ao procedimento redutor que leva um jornalista a incapacitar-se para aprender a totalidade da notícia.


14) Transpondo-se para a voz passiva o segmento Para esse gênero de informação alcançar adequadamente o público leitor leigo, a forma verbal resultante será

(A) tenha alcançado.
(B) fosse alcançado.
(C) tenha sido alcançado.
(D) ser alcançado.
(E) vier a alcançar.


15) Atente para as seguintes afirmações:

I. Haverá alteração de sentido caso se suprimam as vírgulas do segmento Um procedimento essencial ao jornalismo, que necessariamente induz à incompreensão dos fatos que narra, é a redução das notícias (...).
II. Ainda que opcional, seria desejável a colocação de uma vírgula depois da expressão Ao mesmo tempo, na abertura do 3o parágrafo.
III. Na frase Não se trata de uma tarefa fácil, visto que a compreensão do universo jurídico exige conhecimento especializado, pode-se, sem prejuízo para o sentido, substituir o segmento sublinhado por fácil: a compreensão.

Está correto o que se afirma em

(A) I, II e III.
(B) I e III, somente.
(C) I e II, somente.
(D) II e III, somente.
(E) I, somente.

16) A flexão dos verbos e a correlação entre seus tempos e modos estão plenamente adequadas em:

(A) Seria preciso que certos jornalistas conviessem em aprofundar seus conhecimentos na área jurídica, para que não seguissem incorrendo em equívocos de informação.
(B) Se um jornalista decidir pautar-se pela correção das informações e se dispor a buscar conhecimento complementar, terá prestado inestimável serviço ao público leitor.
(C) Todo equívoco que sobrevir à precária informação sobre um assunto jurídico constituiria um desserviço aos que desejarem esclarecer-se pelo noticiário da imprensa.
(D) As imprecisões técnicas que costumam marcar notícias sobre o mundo jurídico deveriam-se ao fato de que muitos jornalistas não se deteram suficientemente na especificidade da matéria.
(E) Leão Serva não hesitou em identificar um procedimento habitual do jornalismo, a “redução das notícias”, como tendo sido o responsável por equívocos que vierem a tolher a compreensão da matéria




17) Indique o período cuja redação está inteiramente clara e correta.



 a)  Resultou frustrada a nossa expectativa de adquirir bons livros, já que, na tão decantada liquidação daquela grande livraria, só havia títulos inexpressivos.
 b)  Os incentivos fiscais constituem uma questão complicada, pois segundo alguns, a iniciativa privada recebe benefícios onde a contrapartida em criação de empregos é insuficiente.
 c)   Naquele editorial da revista não ficou claro a posição do mesmo, seja porque o editorialista de fato não o desejasse, ou então porque a redação dele não o permitiu.
 d)  Com o fim do rodízio no trânsito, espera-se que ele aumente, voltando a terem problemas de congestionamento justamente quando todos saem ou voltam para casa.


18) Indique a sequência que preenche corretamente as lacunas:

1. Ainda _____ pouco exultava, o que agora chora.
2. Conversarei contigo daqui ___ pouco, disse-lhe.
3. Diz-se que os milionários portugueses, ____ muitos residentes no Brasil, sentem saudades de Portugal.
4. O sábio francês Adhémar, que viveu _____ mais de cem anos, formulou a teoria dos Períodos Glaciários.
 a)  há - há - há - há
 b)  há - a - há - há
 c)   a - há - há - há
 d)  há -a - a - há


19) Marque o conjunto de palavras que preenche as lacunas do texto, com correção gramatical e adequação à modalidade padrão da língua:

"Como profissional de comunicação, com alguma experiência em seu uso na política, tenho dificuldade em compreender o que pretendem os candidatos. Enganar-nos? Creio que é isso. Não ________ basta nada ________. Dizem ________. Uns, ________, de fato, nada têm a propor ou oferecer. Outros, ________ sabem falar." (S. Farhat)

 a)  lhes - terem a dizer - mal - porquê - mal
 b)  lhes - ter a dizer - mal - porque - mal
 c)   nos - termos a dizer - mau - porque - mal
 d)  lhos - ter a dizerem - mau - porquê - mau


20) A alternativa em que a pontuação está CORRETA é:

 a)  O padrão culto do idioma, além de ser uma espécie de marca de identidade, constitui recurso imprescindível para uma boa argumentação. Ou seja: em situações em que a norma culta se impõe, transgressões podem desqualificar o conteúdo exposto e até mesmo desacreditar o autor.
 b)  O padrão culto do idioma - além de ser uma espécie de marca de identidade -, constitui recurso, imprescindível, para uma boa argumentação. Ou seja: em situações, em que a norma culta se impõe, transgressões podem desqualificar o conteúdo exposto e até mesmo desacreditar o autor.
 c)   O padrão culto do idioma, além de ser uma espécie de marca de identidade, constitui recurso imprescindível para uma boa argumentação, ou seja, em situações em que a norma culta, se impõe transgressões, podem desqualificar o conteúdo exposto e até mesmo desacreditar o autor.
 d)  O padrão culto do idioma, além de ser uma espécie de marca de identidade constitui recurso imprescindível para uma boa argumentação; ou seja: em situações em que a norma culta se impõe, transgressões podem desqualificar o conteúdo exposto e, até mesmo, desacreditar o autor...


21) Assinale a única alternativa em que a expressão "porque" deve vir separada:

 a)  Em breve compreenderás porque tanta luta por um motivo tão simples.
 b)  Não compareci à reunião porque estava viajando.
 c)  Se o Brasil precisa do trabalho de todos é porque precisamos de um nacionalismo produtivo.
 d)  Ainda não se descobriu o porquê de tantos desentendimentos.


22) Assinale a opção correta quanto à pontuação:

 a)  De tempos em tempos práticas criadas para reduzir a degradação do meio ambiente, ganham notoriedade especial.
 b)  De tempos em tempos, práticas criadas para reduzir a degradação do meio ambiente ganham notoriedade especial.
 c)  De tempos em tempos práticas, criadas para reduzir a degradação do meio ambiente ganham notoriedade especial.
d)   De tempos em tempos práticas criadas, para reduzir a degradação do meio ambiente ganham notoriedade especial


Considere o texto para responder às questões de números 23 a 28.

                                                                                      O antibafômetro
O Conselho Regional de Farmácia autuou uma drogaria da capital gaúcha que anunciava a venda de um remédio aparentemente capaz de mascarar os efeitos do álcool e enganar o bafômetro. Cartazes no interior da farmácia faziam a propaganda do medicamento. Originalmente destinado a pacientes de alcoolismo crônico, ele não produz os efeitos anunciados. O dono da farmácia deverá responder ainda a um processo por incitar os consumidores a beber e dirigir, crime previsto no Código Penal. (Revista Época, 06.10.2008. Adaptado)

23) Em – Cartazes no interior da farmácia faziam a propaganda do medicamento – o verbo em destaque está conjugado no

(A) pretérito perfeito, pois apresenta um fato inesperado e incomum, ocorrido uma única vez.
(B) pretérito imperfeito, pois se refere a um fato que era habitual no passado.
(C) pretérito mais-que-perfeito, pois indica fatos que aconteceram repentinamente num passado remoto.
(D) imperfeito do subjuntivo, pois apresenta um fato provável, mas dependente de algumas circunstâncias.
(E) futuro do pretérito, pois se refere a um fato de futuro incerto e duvidoso.


24) Considere os trechos:

... de um remédio aparentemente capaz de mascarar os efeitos do álcool...
... por incitar os consumidores a beber e dirigir, crime previsto no Código Penal.

Os termos em destaque expressam, respectivamente, as circunstâncias de

(A) afirmação e meio.
(B) afirmação e lugar.
(C) modo e lugar.
(D) modo e meio.
(E) intensidade e modo.


25) Assinale a alternativa em que os termos em destaque, na frase a seguir, estão corretamente substituídos pelo pronome.

O dono da farmácia deverá sofrer um processo por incitar os consumidores a beber.

(A) sofrê-lo ... incitá-los
(B) sofrê-lo ... incitar-lhes
(C) sofrer-lo ... incitar-los
(D) sofrer-lhe ... incitá-los
(E) sofrer-lhe ... incitar-lhes


26) Em – ... um remédio aparentemente capaz de mascarar os efeitos do álcool... – os termos em destaque constituem uma locução adjetiva.

Indique a alternativa cuja frase também apresenta uma locução desse tipo.

(A) A família viajou de avião à Argentina.
(B) A energia produzida pela força dos ventos é chamada de eólica.
(C) Ele resolveu de imediato todas as questões pendentes.
(D) A secretária gosta de chantili em seu café.
(E) No fórum, as salas estavam cheias de gente.


27) No texto, as palavras gaúcha e alcoolismo possuem hiato.

Indique a alternativa em que as duas palavras também possuem esse encontro vocálico.

(A) Quadrado e caatinga.
(B) Guaraná e leopardo.
(C) Toalha e saguão.
(D) Violeta e teatro.
(E) Moeda e guindaste.

28)  Em – ... destinado a pacientes de alcoolismo... – o substantivo em destaque é comum de dois gêneros.
Assinale a alternativa que apresenta dois substantivos que também são comuns de dois gêneros.
(A) Mártir e monstro.
(B) Carrasco e sósia.
(C) Xereta e intérprete.
(D) Criatura e piloto.
(E) Ídolo e cônjuge.



                                                                            Gabarito


01-B; 02-C; 03-D; 04-E; 05-D; 06-A; 07-D; 08-C; 09-E; 10-B; 11-A; 12-E; 13-C; 14-D; 15-B; 16-A; 17-A; 18-B; 19-B; 20-A; 21-A; 22-B;  23-B; 24-C; 25-A; 26-B; 27-D; 28-C

Postar um comentário

2 Comentários

header ads