header ads

Questões de Português - PM - 99

O meu guri
(Chico Buarque)
Quando seu moço nasceu meu rebento
Não era o momento dele rebentar
já foi nascendo com cara de fome
E eu não tinha nem nome pra lhe dar
Como fui levando, não sei lhe explicar
Fui assim levando ele a me levar
E na sua meninice ele um dia me disse
Que chegava lá
Olha aí
Olha aí
Olha aí, aí o meu guri, olha aí
Olha aí, é o meu guri
E ele chega

Chega suado e veloz do batente
E traz sempre um presente pra me encabular
Tanta corrente de ouro, seu moço
Que haja pescoço pra enfiar
Me trouxe uma bolsa já com tudo dentro
Chave, caderneta, terço e patuá
Um lenço e uma penca de documentos
Pra finalmente eu me identificar, olha aí
Olha aí, ai o meu guri, olha aí
Olha aí, é o meu guri
E ele chega

(...)
Chega estampado, manchete, retrato
Com venda nos olhos, legenda e as iniciais
Eu não entendo essa gente, seu moço
Fazendo alvoroço de mais
O guri no mato, acho que tá rindo
Acho que tá lindo de papo pro ar
Desde o começo eu não disse seu moço
Ele disse que chegava lá
Olha aí, olha aí
Olha aí, aí o meu guri, olha aí
Olha aí, é o meu guri


1) A expressão "Que chegava lá", retirada da linha 8, mostra que o menino tinha:

(A) otimismo
(B) desconfiança
(C) pessimismo
(D) incredulidade
(E) medo


2) Qual a única palavra que não seria sinônimo da expressão "fazendo alvoroço" (linha 28)

(A) confusão
(B) silêncio
(C) balbúrdia
(D) agitação
(E) tumulto


3) Por que nas manchetes o guri vinha somente com "legenda e as iniciais"? (linha 26)

(A) porque o espaço do jornal é pequeno e não cabe o nome todo.
(B) porque ele é menor de idade e não pode ser identificado.
(C) porque os jornalistas não sabiam o nome do guri.
(D) porque a mãe não permitiu que colocassem o seu nome completo.
(E) porque pobre não sai no jornal.


4) Assinale a única alternativa onde o verbo é intransitivo.

(A) Foi à feira com a mãe.
(B) Quero a minha liberdade.
(C) Vendeu as flores.
(D) Enviou as cartas ao pai.
(E) Ela concluiu o trabalho.


5) Só há uma opção onde o verbo está no modo indicativo. Assinale-a:

(A) Se ela me amasse.
(B) Sejais feliz.
(C) Jamais serei o mesmo.
(D) Tenhas calma.
(E) Há mais de uma opção correta.


6) Em qual das alternativas o adjunto adverbial é de causa ?

(A) Caminhava lentamente, na praia.
(B) A mendiga morreu de fome.
(C) Sonhou à noite toda com ele.
(D) Saiu cedo para rua.
(E) Gostamos muito de vocês.


7) Assinale a opção onde o termo sublinhado foi classificado erradamente.

(A) Necessito de bons alunos. (objeto indireto)
(B) O livro foi comprado pelo aluno. (agente da passiva)
(C) O mecânico consertou o carro. (núcleo do sujeito)
(D) Certamente, não devolverei seus livros! (adjunto adnominal)
(E) Encontrei o velho caído. (predicativo do objeto)


8) Em qual das alternativas todos os verbos são irregulares?

(A) amar partir ser beber
(B) sonhar cantar por sair
(C) ficar beijar viajar cantar
(D) ir ser vir pedir
(E) As alternativas A e B estão corretas.


9) Assinale a opção onde o sujeito é inexistente.

(A) Há meses não chove.
(B) Alguém chegou cedo.
(C) Vendeu-se um automóvel.
(D) Dizem que a vida vai melhorar.
(E) Desobedecemos aos mais velhos


10) Qual é o verbo que exprime uma idéia de qualidade, de estado ?

(A) Verbo transitivo direto.
(B) Verbo intransitivo.
(C) Verbo transitivo indireto.
(D) verbo de ligação.
(E) Nenhuma das opções responde a pergunta.

11) ANULADA

12) Nas relações de pronomes abaixo, há uma classificada erradamente. Assinale-a:

(A) meu/teus/suas/vossas pronomes possessivos
(B) os/lhes/convosco/mim pronomes pessoais oblíquos
(C) aquele/aquelas/esses/aquilo pronomes demonstrativos
(D) o qual/cujo/as quais/que pronomes indefinidos
(E) como?/quantos?/quem?/onde? pronomes interrogativos


13) Em qual das alternativas o pronome em destaque é indefinido?

(A) Aquele morro era muito alto.
(B) Não devemos nada ao banco.
(C) Onde você mora?.
(D) Não se preocupe comigo.
(E) Seus dias estão contados.


14) Assinale a opção onde há um predicativo do objeto.

(A) A mulher permanece apaixonada.
(B) O professor chegou atrasado.
(C) Seremos todos felizes.
(D) Assistiremos o futebol nas arquibancadas.
(E) Os professores encontraram as crianças satisfeitas.


15) Em qual das alternativas o sujeito foi classificado erradamente?

(A) Participaremos de todas as atividades.(sujeito indeterminado)
(B) Seus olhos e seus sonhos estão perdidos. (sujeito composto)
(C) Ventava assustadoramente no sertão.(sujeito inexistente)
(D) Compreendi corretamente suas soluções.(sujeito oculto)
(E) Há mais de um sujeito classificado erradamente.


16) Assinale a alternativa onde todas as palavras são paroxítonas.

(A) caráter violência éter próximo
(B) solidão ciúme Bangu série
(C) carinho casa sapo sonho
(D) máximo possível concurso pente
(E) órfão irmã ímã álbum


17) Há uma seqüência onde há duas palavras que não obedecem às regras da acentuação. Assinale-a:

(A) Iguaçú saúde raíz país multiplos
(B) veículo armazém raízes Jundiaí tônico
(C) bisavô solidão avião distância tambem
(D) bonés difícil facil oxítona fórum
(E) Grajaú torax agradavel tênis estômago


18) Assinale a alternativa onde houve erro no uso da crase.

(A) Ela ficou muito à vontade.
(B) Fomos às cidades históricas.
(C) Ela viajou à cavalo para o sertão.
(D) Maria retornou a Porto Alegre de avião.
(E) Todo Homem tem direito à liberdade.


19)Marque a alternativa que não obedece aos padrões da língua culta.

(A) As cartas seguem anexas.
(B) Mais amor e menos confiança.
(C) As moças andam meio tristes.
(D) Os alunos ficaram alerta.
(E) Todas as alternativas anteriores estão corretas.


20) Houve erro de regência em qual opção?

(A) Carlos aspirava a um mundo melhor
(B) Os motoristas desobedecem os sinais de trânsito.
(C) Esse assunto não lhe assiste.
(D) A secretária pagou a conta ao padeiro.
(E) Perdoei-lhe o abuso.


Gabarito

01-A; 02-B; 03-B; 04-A; 05-C; 06-B; 07-D; 08-D; 09-A; 10-D; 11-ANULADA; 12-D; 13-B; 14-E; 15-A; 16-C; 17-E; 18-C; 19-E; 20-B

Postar um comentário

0 Comentários

header ads