quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Exercícios de informática IV

01) Na tela “Assistente de componentes do Windows”, cujo acesso é feito pelo Painel de Controle – opção Adicionar ou remover programas – Adicionar/remover componentes do Windows XP, dentre os componentes passíveis de serem adicionados ou removidos, encontra-se

(A) a motherboard.
(B) o Corel Draw.
(C) a placa off board multimídia.
(D) o Internet Explorer.
(E) o Adobe Acrobat Reader.


02) Os agrupamentos de estações de trabalho ou servidores Windows 2000 denominam-se

(A) containers.
(B) classes.
(C) sites.
(D) domínios.
(E) florestas.


03) No Windows, as teclas CTRL, ALT ou SHIFT podem ser mantidas ativadas (até que se pressione outra tecla) por meio das teclas de

(A) filtragem.
(B) alternância.
(C) aderência.
(D) atalho.
(E) travamento.


04) A maneira mais indicada de eliminar um programa instalado no computador, utilizando o Windows, é

(A) mover o ícone do programa para a lixeira.
(B) deletar o ícone do programa da área de trabalho.
(C) deletar a pasta que contém o programa instalado.
(D) remover o programa por meio do painel de controle.
(E) mover a pasta que contém o programa instalado para a lixeira.


05) Serviço que armazena informações sobre objetos em uma rede e disponibiliza essas informações a usuários e administradores, proporcionando-lhes acesso a recursos permitidos em qualquer lugar na rede, usando um processo de logon simples. Fornece aos administradores um modo de exibição intuitivo e hierárquico da rede e um ponto único de administração para todos os seus objetos. No Windows XP este é o serviço

(A) ActiveX.
(B) Adaptador de rede.
(C) DirectX.
(D) ELAN ou LANE.
(E) Active Directory.


06) Recurso do sistema operacional que permite que rotinas executáveis (geralmente servindo uma função específica ou um conjunto de funções) sejam armazenadas separadamente como arquivos com uma extensão específica. Essas rotinas são carregadas somente quando necessárias para o programa que as chama. No Windows, esse recurso é conhecido como

(A) interface de firmware extensível.
(B) localizador de recursos uniforme.
(C) interface de usuário estendida de NetBIOS.
(D) biblioteca de vínculo dinâmico.
(E) objeto de diretiva de grupo.


07) Para copiar um Arquivo no Windows Explorer, clique no arquivo que deseja copiar e clique em:

(A) Editar Recortar. Em seguida clique em Editar – Copiar, estando na pasta ou disco para onde se deseja copiar o arquivo.
(B) Editar Copiar. Em seguida clique em Editar – Recortar, estando na pasta ou disco para onde se deseja copiar o arquivo.
(C) Editar Recortar. Em seguida clique em Editar – Recortar, estando na pasta ou disco para onde se deseja copiar o arquivo.
(D) Editar Copiar. Em seguida clique em Editar – Colar, estando na pasta ou disco para onde se deseja copiar o arquivo.
(E) Editar Recortar. Em seguida clique em Editar – Colar, estando na pasta ou disco para onde se deseja copiar o arquivo.


08) Em uma pasta do Windows Explorer, o menu de atalho exibe, após clicar com o botão direito do mouse,

(A) os subdiretórios, independentemente da quantidade de caracteres no nome.
(B) todos os arquivos contidos na pasta.
(C) um conjunto de comandos que podem ser executados.
(D) somente os subdiretórios com nomes até oito caracteres.
(E) somente os arquivos ocultos contidos na pasta.


09) O sistema de armazenamento de arquivos criado no Windows para trocar informações entre as mídias de CD-ROM e DVD é

(A) UDF
(B) FAT
(C) DCVD
(D) NTFS
(E) FAT32


10) No Windows, o ponteiro do mouse, quando assume o formato de ampulheta (relógio de areia), indica que

(A) o computador está ocupado executando uma operação.
(B) o computador está trabalhando em segundo plano.
(C) uma operação não está disponível no computador.
(D) uma operação de seleção normal será executada.
(E) uma operação de redimensionamento diagonal será executada.


11) Com relação aos sistemas operacionais Windows 98 e 2000, considere:

I. quando uma pasta compartilhada apresenta a figura de uma mão abaixo do seu ícone padrão, significa que aquela pasta está travada para uso somente pelo seu proprietário;
II. ao utilizarmos o mouse para arrastar um arquivo de uma pasta para outra, dentro do mesmo drive de disco, executamos as funções copiar e colar, sucessivamente;
III. para apagar um arquivo, sem que ele seja encaminhado para a lixeira do Windows, deve-se selecioná-lo e, em seguida, pressionar as teclas “SHIFT” + “DEL”.

É correto o que consta APENAS em

(A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) II e III.



12) No que se refere ao sistema operacional Windows 98 e 2000, considere:

I. O Windows Explorer é uma ferramenta de sistema que permite a visualização da árvore de diretórios (pastas) e respectivos arquivos existentes no ambiente operacional.
II. Grande parte das operações efetuadas pelo mouse também podem ser feitas através de teclas de atalho com o auxílio, principalmente, das teclas CTRL, ALT e SHIFT.
III. Com a ferramenta Propriedades de vídeo é possível configurar as cores da janela, o papel de parede e o protetor de telas.

É correto o que consta em

(A) I, II e III.
(B) I e II, apenas.
(C) I, apenas.
(D) II e III, apenas.
(E) III, apenas.


13) No Microsoft Word temos a opção Marcadores e Numeração, onde após esta seleção no texto:

(A) Todos os parágrafos receberão a formatação atual do marcador de bordas ou o número da página especificada.
(B) Todos os parágrafos receberão a formatação atual das tabulações ou o número da página especificado.
(C) Todos os parágrafos receberão a formatação atual do marcador ou numerador especificado.
(D) Todas as páginas receberão a formatação das bordas e numeração nas páginas.
(E) Todas as páginas receberão a formatação das bordas e marcadores nas páginas.


14) (Técnico – TRE AC – 2003) No Microsoft Word, para criar uma Tabela deve-se utilizar os seguintes comandos da Barra de Menu:

(A) Tabela – Inserir – Tabela – Colocar o número de colunas e linhas desejadas
(B) Tabela – Selecionar – Tabela – Colocar o número de colunas e linhas desejadas
(C) Tabela – Inserir – Tabela – Colocar o número de Tabelas desejadas
(D) Tabela – Selecionar – Tabela – Colocar o número de Tabelas desejadas
(E) Tabela – Células – Tabela – Colocar o número de colunas e linhas desejadas


15) Ao mover o ponteiro do mouse para a esquerda da linha até que assuma a forma de uma seta para a direita, clicando-o uma única vez, o MS Word 2000 selecionará

(A) um parágrafo.
(B) um elemento gráfico.
(C) um documento inteiro.
(D) uma frase.
(E) uma linha de texto.


16) Um arquivo novo será criado, após a digitação de um documento por meio do editor MS Word 2000, utilizando-se a caixa de diálogo

(A) Salvar como.
(B) Salvar.
(C) Novo.
(D) Arquivo.
(E) Colar especial.


17) Num documento MS-Word 2000, em exibição Normal, ao selecionar “Cabeçalho e rodapé”, o texto será exibido

(A) em Tela inteira.
(B) em Zoom, nos cabeçalhos e rodapés.
(C) ainda no modo Normal.
(D) no modo Layout de impressão.
(E) no modo Estrutura de tópicos.


18) A seleção de um parágrafo completo, utilizando-se o mouse em um documento MS Word 2000, é realizada por meio de

(A) três cliques sobre o texto.
(B) dois cliques sobre o texto.
(C) dois cliques sobre o texto, pressionando-se a tecla SHIFT simultaneamente.
(D) um clique sobre o texto.
(E) um clique sobre o texto, pressionando-se a tecla SHIFT simultaneamente.


19) No MS Word, as teclas de atalho do teclado CTRL+P quando utilizadas abrem uma janela para

(A) imprimir o documento.
(B) colar no documento um texto copiado.
(C) abrir uma nova pasta e salvar o documento.
(D) copiar o conteúdo da tela na área de transferência.
(E) imprimir a imagem da tela.


20) Para que um documento Word tenha um cabeçalho diferente na primeira página, em relação às demais páginas, deve-se assinalar a caixa de seleção correspondente na

(A) opção Cabeçalho e rodapé, no menu Exibir.
(B) aba Margens, em Configurar página, no menu Arquivo.
(C) aba Editar, em Opções no menu Ferramentas.
(D) aba Layout, em Configurar página, no menu Arquivo.
(E) opção Cabeçalho e rodapé, no menu Formatar.


21) O tipo, o tamanho, o estilo e os efeitos aplicáveis nas fontes dos caracteres utilizados nos documentos Word podem ser modificados por meio do menu

(A) Editar.
(B) Configurar.
(C) Modificar.
(D) Formatar.
(E) Ferramentas.


22) A forma de o Word apresentar documentos como um verdadeiro WYSIWYG (What You See Is What You Get) é utilizando-se o modo de exibição

(A) de layout de impressão.
(B) de layout da Web.
(C) tela inteira.
(D) normal.
(E) zoom


23) A melhor forma para trabalhar, ao mesmo tempo, duas partes de um mesmo documento Word é

(A) exibindo-se o documento no modo de estrutura de tópicos.
(B) aplicando-se menos zoom no documento.
(C) criando-se duas janelas para o mesmo documento.
(D) criando-se uma barra de divisão na janela do documento.
(E) utilizando-se a barra de rolagem vertical da janela.


24) O método de digitar texto no Word em que os caracteres no ponto de inserção são substituídos é denominado

(A) inserir.
(B) editar.
(C) localizar e substituir.
(D) copiar e colar.
(E) sobrescrever.


25) O comando Substituir do Word 97 pode se ativado com o atalho de teclado

(A) CTRL + PgUp.
(B) ALT + SHIFT + 4.
(C) CTRL + U.
(D) CTRL + T.
(E) F11.

Gabarito

01-D; 02-D; 03-C; 04-D; 05-E; 06-D; 07-D; 08-C; 09-A; 10-A; 11-C; 12-A; 13-C; 14-B; 15-E; 16-A; 17-D; 18-A; 19-A; 20-D; 21-D; 22-A; 23-D; 24-E; 25-C

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