Português para Concursos XI: Interpretação de Texto, Semântica e Gramática + Exercícios (PM 2005)
Olá, concurseiros! 🚨 Bem-vindos ao Fazer Exercícios!, seu parceiro pra dominar Português, essencial pra concursos como PCERJ (414 vagas, até 30/04/2025) e Guarda Municipal de Caxias (500 vagas). Hoje seguimos com a série Português para Concursos, no décimo primeiro post: 20 questões sobre interpretação de texto, semântica e gramática, baseadas na prova da PM de 2005, abordando regência, coesão, análise sintática e mais. Bora garantir mais pontos em 2025? Vamos lá! 😄
Português para Concursos: Interpretação de Texto, Semântica e Gramática (PM 2005)
Português é essencial em concursos, cobrindo interpretação de texto (análise de intenções e ideias centrais), semântica (significados e relações entre palavras) e gramática (regência, coesão, sintaxe). Nosso quiz traz 20 questões no estilo de provas como PM 2005, PCERJ e Guarda Municipal, com um texto sobre o Profeta Gentileza e sua mensagem de gentileza.
Exemplo prático: Em "ambas as razões são necessárias para darmos conta da existência", o autor refere-se ao espírito de geometria (razão científica) e ao espírito de gentileza (razão cordial), como na questão 02.
3 dicas pra arrasar no tema
- Interpretação: Identifique a ideia central (ex.: contradição entre ciência e valores humanos).
- Semântica: Observe o sentido de palavras no contexto (ex.: "singular" ≠ comum).
- Gramática: Verifique regência e coesão (ex.: "lembrar de" está correto).
Preparado? Escolha a alternativa correta pra cada questão, clique em “Ver Resultado” e veja sua pontuação com explicações. É como um simulado de concurso, mas mais divertido! 😎
PROFETA GENTILEZA
Blaise Pascal (1623-1662), gênio da matemática, inventor da máquina de calcular, filósofo e místico, percebeu, de golpe, a grande contradição dos tempos modernos que acabavam de se firmar: a desarticulação entre dois princípios que ele chamou de esprit de géometrie e esprit de finesse. Espírito de geometria representa a razão calculatória, instrumental-analítica, que se ocupa das coisas, numa palavra, a ciência moderna que com seu poder mudou a face da Terra. Espírito de finura, que nós traduzimos por espírito de gentileza, representa a razão cordial - logique du coeur (a lógica do coração), segundo Pascal - que tem a ver com as pessoas e as relações sociais, numa palavra, com outro tipo de ciência que cuida da subjetividade, do sentido da vida, da espiritualidade e da qualidade das relações humanas. Ambas as razões são necessárias para darmos conta da existência. Que faríamos hoje sem a ciência? Que seríamos sem a ética, os caminhos espirituais e a psicologia?
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Seguramente muitos do Rio se lembram daquela figura singular de cabelos longos, barbas brancas, vestindo uma bata alvíssima com apliques cheios de mensagens, um estandarte na mão com muitos dizeres em vermelho, que a partir dos inícios de 1970 até sua morte em 1996 percorria toda a cidade, viajava nas barcas Rio-Niterói, entrava nos trens e ônibus para fazer a sua pregação. A partir de 1980 encheu as 55 pilastras do viaduto do Caju, perto da Rodoviária, com inscrições em verde-amarelo propondo sua crítica do mundo e sua alternativa ao mal-estar de nossa civilização. Não era louco como parecia, mas um profeta da têmpera dos profetas bíblicos, como Amós ou Oséias. Como todo profeta, sentiu também ele um chamamento divino, que veio através de um acontecimento de grande densidade trágica: o incêndio do circo norte-americano em Niterói, no dia 17 de dezembro de 1961, no qual foram calcinadas cerca de 400 pessoas. Era um empresário de transporte de cargas em Guadalupe e sentiu-se chamado para ser o consolador das famílias dessas vítimas. De súbito deixou tudo para trás, tomou um de seus caminhões e colocou sobre ele duas pipas de 100 litros de vinho e, lá junto às barcas, em Niterói, distribuía-o em pequenos copos de plástico, dizendo: "Quem quiser tomar vinho, não precisa pagar nada, é só pedir por gentileza, é só dizer agradecido". De José da Trino, esse era o seu nome, começou a se chamar José Agradecido ou Profeta Gentileza. Interpretou a queima do circo como uma metáfora da queima do mundo, assim como está organizado, como um circo, pelo "capeta-capital, que vende tudo, destrói tudo, destruindo a própria humanidade". Segundo ele, devemos construir outro mundo a partir da gentileza, o que ele fez em miniatura, transformando o local num belíssimo jardim, chamado "Paraíso Gentileza". Ensinava com insistência que "Gentileza gera Gentileza" e que, em lugar de "muito obrigado", devemos dizer "agradecido", e ao invés de "por favor", devemos usar "por gentileza", porque ninguém é obrigado a nada e devemos ser gentis para com os outros e relacionarmo-nos por amor e não por favor. Não é exatamente disso que o Rio de Janeiro está precisando? Já dissemos que, junto com o princípio de geometria, a gentileza funda um princípio civilizatório, princípio descurado pela modernidade e hoje de extrema importância se quisermos humanizar as relações demasiadamente funcionais e marcadas pela violência. A crítica da modernidade não é monopólio dos mestres do pensamento acadêmico. O Profeta Gentileza, representante do pensamento popular e cordial, chegou à mesma conclusão que aqueles mestres. Mas foi mais certeiro que eles ao propor a alternativa: a gentileza como irradiação do cuidado e da ternura essencial. Esse paradigma tem mais chance de nos humanizar do que aquele que ardeu no circo de Niterói: o espírito de geometria, o saber como poder e o poder como dominação sobre os outros e a natureza.
(Leonardo Boff, in Jornal do Brasil, 01 e 07 de maio de 2004, com adaptações)
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