Português para Concursos V: Gramática e Interpretação de Texto + Exercícios

Olá, concurseiros! 🚨 Bem-vindos ao Fazer Exercícios!, seu parceiro pra dominar Português, essencial pra concursos como PCERJ (414 vagas, até 30/04/2025) e Guarda Municipal de Caxias (500 vagas). Hoje seguimos com a série Português para Concursos, no quinto post: 24 questões sobre gramática e interpretação de texto, abordando gênero, número, pronomes, advérbios, semântica e mais. Bora garantir mais pontos em 2025? Vamos lá! 😄


Português para Concursos: Gramática e Interpretação de Texto

Português é um tema-chave em concursos, cobrindo gramática (gênero, número, pronomes, advérbios) e interpretação de texto (análise semântica, intenção do autor). Nosso quiz traz 24 questões no estilo de provas como PCERJ e Guarda Municipal, incluindo um texto sobre automedicação e questões de uso da língua.

Exemplo prático: Em "um arriscado esporte nacional", o título usa ironia pra criticar a automedicação, tratando-a como algo perigoso, não um esporte literal (interpretação).

3 dicas pra arrasar no tema

  1. Gênero e número: Preste atenção ao gênero dos substantivos (ex.: "o pijama", não "a pijama") e à concordância no plural (ex.: "escadas têm").
  2. Pronomes: Use "mim" após preposições (ex.: "por mim") e pronomes de tratamento corretos (ex.: "Vossa Excelência" para o presidente).
  3. Interpretação: Identifique o tom do autor (ex.: ironia, crítica) e o significado de palavras no contexto (ex.: "mesmo" como "ainda assim").

Preparado? Escolha a alternativa correta pra cada questão, clique em “Ver Resultado” e veja sua pontuação com explicações. É como um simulado de concurso, mas mais divertido! 😎

01) Assinale a frase correta quanto ao emprego do gênero dos substantivos.

02) Considere as frases:
Esta escada tem degrau irregular.
O troféu vem adornado com ouro.
Elas estão corretamente escritas no plural na alternativa:

03) Assinale a alternativa correta quanto ao emprego do gênero e do número das palavras.

04) Indique a alternativa cujas palavras preenchem, correta e respectivamente, as frases a seguir:
............................o motorista chegou, já havia uma série de tarefas para ele realizar.
Aquele que .......................... é caráter não progride na carreira profissional.
Como ele se saiu ...............................na prova prática, não conseguiu a colocação esperada.

05) Indique a alternativa que completa a frase a seguir, respectivamente, com as circunstâncias de intensidade e de modo.
Após o telefonema, o motorista partiu.................

06) A alternativa em que o termo em destaque exerce a função de substantivo é:

07) Considere as frases e as observações sobre elas:
Marcelo, que trabalha em nosso departamento, declara-se um solteirão convicto.
O avô disse à neta: Você é minha princesinha!
Para dona Salete, todos da vizinhança pertencem à gentalha.
I. Nos termos em destaque, o emprego do aumentativo e do diminutivo expressa a ideia de tamanho.
II. Você é um pronome pessoal do caso reto.
III. Todos classifica-se como pronome indefinido, pois se refere aos seres de maneira vaga e imprecisa.
IV. Em – ... que trabalha em nosso departamento... – o pronome em destaque é relativo e se refere a Marcelo.
É correto o que se afirma em

08) Assinale a alternativa cujos verbos preenchem, correta e respectivamente, as frases a seguir.
Se o motor do veículo .................a temperatura alta, leve-o à oficina mecânica.
Quando você .......................o motorista, informe-lhe os novos endereços do Tribunal de Justiça.

09) Considere as frases:
I. Recomendou que era para mim esperá-lo à porta do cinema.
II. Entre mim e a sua família sempre houve entrosamento.
III. Estes relatórios devem ser conferidos por mim e por vocês.
O emprego do pronome mim está correto em

Leia o texto para responder às questões de números 10 e 11.

Nova lei torna airbag frontal obrigatório
O projeto de lei que torna o airbag frontal para motorista e passageiro item de segurança obrigatório em carros, camionetes e picapes, aprovado pela Câmara no mês passado, foi sancionado pelo presidente da República e publicado ontem no “Diário Oficial” da União.
A estimativa é que hoje de 15% a 25% dos veículos vendidos no país tenham o airbag, índice que é menor entre os populares (5%). (Folha de S.Paulo, 20.03.2009)

10) Entre os termos em destaque no texto, os que exercem a função de adjetivo são

11) Supondo-se que um cidadão resolva escrever ao presidente da República para elogiá-lo pela sanção desse projeto, esse cidadão deve se dirigir ao presidente tratando-o por

12) Um dos pronomes de tratamento com que as pessoas devem se dirigir a juízes de direito é Vossa Meritíssima.
Em sua composição, o pronome Meritíssima é um

13) Considerando-se o significado com que foi empregada a palavra MESMO no trecho "Mesmo depois de pronto, o barco de esporte e lazer continua a gerar trabalho em marinas", pode-se afirmar que ela foi empregada com idêntico significado na frase:

14) Assinale a alternativa cujos verbos preenchem, correta e respectivamente, a recomendação a seguir, afixada em seção de determinado fórum.
Prezados Senhores
Nós temos ...................a situações constrangedoras por conta do uso indevido do celular.
Se os senhores não se .....................a agir com educação e respeitar o outro, desligando o aparelho quando necessário, a Direção ....................... tomando medidas drásticas.
Contamos com a colaboração de todos!

Leia o texto para responder às questões de números 15 a 24.

Um arriscado esporte nacional


  Os leigos sempre se medicaram por conta própria, já que de médico e louco todos temos um pouco, mas esse problema jamais adquiriu contornos tão preocupantes no Brasil como atualmente. Qualquer farmácia conta hoje com um arsenal de armas de guerra para combater doenças de fazer inveja à própria indústria de material bélico nacional. Cerca de 40% das vendas realizadas pelas farmácias nas metrópoles brasileiras destinam-se a pessoas que se automedicam. A indústria farmacêutica de menor porte e importância retira 80% de seu faturamento da venda ''livre'' de seus produtos, isto é, das vendas realizadas sem receita médica. Diante desse quadro, o médico tem o dever de alertar a população para os perigos ocultos em cada remédio, sem que necessariamente faça junto com essas advertências uma sugestão para que os entusiastas da automedicação passem a gastar mais em consultas médicas. Acredito que a maioria das pessoas se automedica por sugestão de amigos, leitura, fascinação pelo mundo maravilhoso das drogas ''novas'' ou simplesmente para tentar manter a juventude. Qualquer que seja a causa, os resultados podem ser danosos. É comum, por exemplo, que um simples resfriado ou uma gripe banal leve um brasileiro a ingerir doses insuficientes ou inadequadas de antibióticos fortíssimos, reservados para infecções graves e com indicação precisa. Quem age assim está ensinando bactérias a se tornarem resistentes a antibióticos. Um dia, quando realmente precisar de remédio, este não funcionará.
E quem não conhece aquele tipo de gripado que chega a uma farmácia e pede ao rapaz do balcão que lhe aplique uma ''bomba'' na veia, para cortar a gripe pela raiz? Com isso, poderá receber na corrente sanguínea soluções de glicose, cálcio, vitamina C, produtos aromáticos - tudo sem saber dos riscos que
corre pela entrada súbita destes produtos na sua circulação.
(Dr. Geraldo Medeiros - Veja - 1995)

15) Sobre o título dado ao texto - um arriscado esporte nacional -, a única afirmação correta é:

16) Os leigos sempre se medicaram por conta própria,... Esta frase inicial do texto só NÃO equivale semanticamente a:

17) O motivo que levou o Dr. Geraldo Medeiros a abordar o tema da automedicação, segundo o que declara no primeiro parágrafo do texto, foi:

18) Um grupo de vocábulos do texto possui componentes sublinhados cuja significação é indicada a seguir; o único item em que essa indicação está ERRADA é:

19) O item em que o segmento sublinhado tem forma equivalente corretamente indicada é:

20) ...jamais adquiriu contornos tão preocupantes no Brasil como atualmente; ...sem que necessariamente faça junto com essas advertências...; ...quando realmente precisar de remédio...; os advérbios sublinhados indicam, respectivamente:

.map(function(item) { return item * 2; }); // Corrigindo o fechamento do código JavaScript

21) O item em que o par de palavras NÃO está acentuado em função da mesma regra ortográfica é:

22) Palavra que NÃO pertence ao mesmo campo semântico das demais é:

23) Termo sublinhado que exerce função diferente dos demais é:

24) Ao indicar as prováveis razões pelas quais os brasileiros se automedicam, o Dr. Geraldo Medeiros utiliza um argumento baseado em opinião e não numa certeza; o segmento que comprova essa afirmação é:

Continue estudando com a gente! E aí, quantas você acertou no quiz? 😄 Nosso blog Fazer Exercícios! tá cheio de conteúdos pra concursos de 2025, como o da Guarda Municipal de Caxias e PCERJ. Confira nossos outros quizzes interativos de Português, História do Brasil, Direitos Humanos, Geografia do Rio de Janeiro, e Informática pra treinar mais! Comenta aqui ou nos grupos de concurseiros no WhatsApp e Facebook. Salve o blog e vem rumo à aprovação! 🚀

Comentários

  1. uma dúvida, por que que a nº1 é letra E?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beliche, ou cama-beliche, primeiro nomeou o compartimento no alojamento do navio onde ficavam as camas de passageiros ou tripulantes. Por extensão de sentido, passou a ser o nome do camarote, dos leitos estreitos superpostos e por fim o conjunto de camas montadas uma sobre a outra. Exemplo: O quarto do albergue é espaçoso, acomoda 16 pessoas nos 8 beliches de ferro.

      substantivo feminino Variação de kitchenette, pequena cozinha.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas